A defensora pública-geral do Estado de Mato Grosso, Luziane Castro, tomou posse para seu segundo mandato à frente da Defensoria Pública (DPE-MT) na última quinta-feira (06), em solenidade que também marcou a recondução dos membros da Administração Superior da instituição. O evento contou com a participação de diversas autoridades e representantes da classe, incluindo a presidenta da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP), Janaina Osaki.
Além de Luziane, permanecem na gestão os defensores públicos Rogério Borges de Freitas, como primeiro subdefensor público-geral; Maria Cecília Alves da Cunha, como segunda subdefensora pública-geral; e Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz, como secretário executivo de Administração.
Durante seu discurso, Janaina Osaki destacou a importância do momento para a Defensoria Pública e para a garantia do acesso à justiça pelos mais vulneráveis. "A posse da defensora pública-geral e dos membros do Conselho Superior marca o início de um novo ciclo de desafios e conquistas. A Defensoria é essencial para a democracia, garantindo direitos àqueles que muitas vezes são invisibilizados pela sociedade", afirmou.
A presidenta da AMDEP também ressaltou as dificuldades enfrentadas pela instituição, como a necessidade de mais estrutura, recursos e reconhecimento. "Uma instituição forte se constrói valorizando as pessoas que a compõem. É essencial uma gestão que atue tanto na defesa dos assistidos quanto na melhoria das condições de trabalho dos defensores, que lidam diariamente com sobrecarga e adversidades", frisou.
Luziane Castro, reeleita com 190 votos em novembro de 2024, reforçou seu compromisso com o fortalecimento da Defensoria Pública e com a luta pelos direitos da população em situação de vulnerabilidade. "A Defensoria Pública é a ponte entre o cidadão vulnerável e a justiça. Nossa missão vai muito além da defesa judicial. Nosso maior trabalho está fora dos nossos gabinetes. Nossa luta é diária por dignidade, equidade e transformação social. Nosso diferencial é estarmos nas ruas, nas comunidades, nos assentamentos, nos quilombos, nas aldeias indígenas, nos presídios, nos abrigos, junto às mulheres em situação de violência, atuando na defesa dos empreendedores de materiais recicláveis e atendendo às mães que precisam de creche. Contem comigo para os próximos dois anos em que ainda precisamos crescer muito porque ainda tem muita gente que precisamos atender nesse estado de Mato Grosso”, afirmou a defensora pública-geral.
A cerimônia também deu posse aos novos conselheiros do Conselho Superior da Defensoria Pública para o biênio 2025/2026. O órgão, composto por membros natos e defensores públicos eleitos, desempenha um papel estratégico na condução da instituição. Foram escolhidos como titulares Vinicius William Ishy Fuzaro, Júlio Vicente Andrade Diniz, Jacqueline Gevizier Rodrigues Ciscato, Laysa Bitencourt Pereira, Juliano Botelho de Araújo, Paula Ferreira Fernandes, Claudiney Serrou dos Santos e Leandro Fabris Neto. A suplência será composta por Vinicius Ferrarin Hernandez e Alberto Macedo São Pedro. Além disso, Carlos Eduardo Roika foi reconduzido ao cargo de corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado, e Getúlio Pedroso, ao cargo de ouvidor-geral.
Encerrando seu pronunciamento, Janaina Osaki reafirmou o compromisso da AMDEP com o fortalecimento da Defensoria Pública e a valorização da categoria. "Nosso compromisso é lutar por melhores condições de trabalho, por mais autonomia institucional e por uma Defensoria mais robusta e eficiente. Esperamos que essa gestão seja marcada por avanços concretos e pelo reconhecimento do papel essencial de cada defensor e defensora pública na transformação social", concluiu.
Assista a solenidade na íntegra: clique aqui!