Nesta sexta-feira, dia 19 de maio, comemora-se em todo o Brasil do Dia da Defensora Pública, do Defensor Público e da Defensoria Pública, uma data especial criada para proporcionar a reflexão e a valorização daquelas e daqueles que estão sempre ao lado dos mais necessitados que buscam por Justiça, cidadania, dignidade e respeito aos seus direitos básicos e constitucionais.
Para a presidenta da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP), defensora Janaina Osaki, a data é uma oportunidade para que a categoria reflita sobre seu papel e se reconheça como parte essencial do sistema judicial do país.
A dirigente da AMDEP lembrou que a data foi instituída pela lei número 10.448/2002 e destacou a importância da Defensoria Pública na construção da cidadania brasileira. “Penso que esse dia é oportuno para que a sociedade seja informada sobre o quanto nossa instituição é fundamental como instrumento de concretização dos direitos e das liberdades também para aquelas pessoas carentes, muitas vezes invisibilizadas, esquecidas e alijadas do acesso aos mais essenciais elementos de cidadania e mesmo de humanidade", destacou Janaina Osaki.
Conforme a presidenta da AMDEP, para além de ser uma data-homenagem, “o Dia da Defensoria é ainda um chamamento para que as próprias defensoras e defensores públicos façam uma reflexão sobre seu papel, inspirando os profissionais que se relacionam com a Justiça.
Janaína Osaki lembrou que o defensor público é um agente de transformação social, está sempre ao lado do povo. “Enquanto dirigente da nossa associação queremos aproveitar a oportunidade para parabenizar a todas e todos os colegas e dizer que, de modo prático, nós lhes prestamos homenagem todos os dias através das lutas para garantirmos direitos e condições de trabalho adequados para a nossa classe”, frisou a presidenta da Associação.