O GRUPO DE ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA MULHER DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO – GAEDIC MULHER -,vem a público declarar a discordância e o repúdio à fala do senhor EMILIO POPULO,segundo suplente da vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso pelo Partido Social Liberal – PSL.
Conforme demonstrado através da mídia, no site do Midianews, o mencionado suplente questiona o primeiro suplente em assumir a vaga deixada pelo deputado Silvio Fávaro, com o falecimento. Segundo afirma, o senhor Gilberto Cattani não poderia assumir citada vaga, porquanto, teria se filiado a outro partido, PRTB, para concorrer à eleição suplementar ao Senado Federal, perdendo o direito a ocupar cargo de suplência que havia concorrido por outro partido.
Em sua fala, o senhor Emilio enfatizou: “Como se fosse a esposa de um marido traído e rico. Sai, curte a vida, e diz: ‘Vou voltar para ele de novo, porque ele tem dinheiro’. Não, eu não tenho dúvidas que sou o primeiro suplente. ”
Como argumentação, o senhor Emilio se utiliza de fala misógina, reforçando a cultura que fere e faz as mulheres vítimas do sexismo, as matando diuturnamente.
A fala é lamentável, e de gritante desrespeito aos Direitos Humanos das Mulheres, reforçando a necessidade premente do enfrentamento.
Em meio a números alarmantes das estatísticas de violência contra as mulheres e meninas, é entristecedor se deparar com declarações que ferem o gênero feminino, principalmente, de um ‘pretenso’ representante do povo. Mesmo após inúmeras conquistas importantes e especiais, e no mês de março, que é representativo na luta em prol dos direitos das mulheres, o gênero feminino não é poupado com dissabores.
O patriarcalismo não pode ser enxergado com naturalidade nas palavras, ou em qualquer outra atitude. As mulheres necessitam de consideração e respeito.
As mulheres precisam ser reconhecidas com a liberdade ínsita no Estado Democrático de Direito.
Diante do exposto, o GAEDIC Mulher declara o seu repúdio à fala do senhor EMILIO POPULO,quanto ao ataque à todas as mulheres as depreciando, e as reduzindo à condição de interesseiras, que em absolutamente nada contribui para a construção de um mundo melhor, e que respeita aos Direitos Humanos das Mulheres.
Atenciosamente.
GRUPO DE ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA MULHER DA DEFENSORIA PÚBLICA – GAEDIC MULHER