UM LIVRO UM NOVO CAMINHO TRAZ EDUCACAO E QUALIFICACAO PARA OS PRESOS DO ESTADO

04/10/2017 04/10/2017 17:03 841 visualizações

Visando buscar uma melhoria da situação da educação dentro das cadeias públicas e baseando-se na recomendação 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Defensora Pública Giovanna Marielly da Silva Santos, idealizou o projeto “Um livro um novo caminho”. Este projeto visa a remição da pena dos presos através da leitura. A cada livro inteiramente lido, o preso poderá ter direito à remição de 4 dias da sua pena. Tal benefício é cedido após o preso apresentar uma resenha do livro, que será avaliada.

Enxergando no projeto a proposta de proporcionar uma melhor perspectiva de reinserção dos presos na sociedade, assim como de reduzir o período de encarceramento, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e a Defensoria Pública do Estado se juntaram para ampliar o projeto original, através da criação de bibliotecas nas cadeias públicas de Mato Grosso.

Segundo a criadora do projeto original, a defensora pública de Rosário Oeste, Giovanna Santos, projetos semelhantes já estão em execução em alguns municípios do estado. Para a defensora, “precisamos melhorar a condição de reinserção social das pessoas que estão encarceradas. E a literatura tem esse papel liberta a alma da pessoa, trazendo a possibilidade de que se trilhe um caminho diferenciado”.