Associação Mato-grossense dos

Defensores Públicos

Defensor, associe-se

Lançamento do livro Os Idosos São o Futuro

Avatar de Yuri Peixoto Por: Yuri Peixoto

Publicado em 20/10/2017


Lançamento do livro Os Idosos São o Futuro

Em 1 de outubro comemoramos o dia do idoso porque foi nesta data que se publicou a lei n. 10741, Estatuto do Idoso. E para fechar o mês dedicado à discussão sobre o envelhecimento e as pessoas idosas, haverá lançamento de livro aliada a campanha para doação de fraldas geriátricas para idosos em situação de vulnerabilidade em hospitais.

Durante todo o mês de outubro são realizadas atividades para a discussão e conscientização acerca do envelhecimento. O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI) lançará o livro intitulado “Os idosos são o futuro” no próximo dia 31 de outubro, iniciando um novo ciclo de debates sobre os diversos temas que afetam as pessoas idosas em Mato Grosso.

A obra traz um paradoxo proposital em seu título, fala sobre o futuro, fala sobre pessoas idosas. Isso porque Mato Grosso, na mesma linha do Brasil, caminha rapidamente para o envelhecimento de sua população.

Os membros do conselho se reúnem continuamente para discutir esse processo e as decisões políticas em torno das pessoas idosas, surgindo a necessidade de levar essas informações à sociedade através de um livro preparado por diversas mãos.

O CEDEDIPI, órgão permanente, paritário, de caráter deliberativo, vinculado à secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, tem por objetivo a supervisão, o acompanhamento, a fiscalização e a avaliação da Política Nacional do Idoso, no âmbito de Mato Grosso. A iniciativa dos conselheiros de trazer a público as questões discutidas no conselho é inovadora e busca atingir toda sociedade.

“Os livros físicos serão trocados no dia do lançamento por fraldas geriátricas”

Participam do livro Onofre Ribeiro, como convidado especial (Envelhecer pra viver); Sandra Cristina Alves (Prêmio Cândido Rondon); Eliane Maria Esperandio (Envelhecimento e a política nacional de saúde da pessoa idosa em Mato Grosso); Eliane Maria Esperandio e Ana Maura Pereira Da Silva (Promoção da saúde e intersetorialidade na população idosa em Mato Grosso); Elisângela Vicentini Fazolo da Silva (A importância do controle social na execução das políticas de garantia e defesa de direitos da pessoa idosa em Mirassol D'oeste-MT; Francisco Delmondes Bentinho (A violência contra a pessoa idosa); Lidiane Patrícia Ferreira e Silva Leite (Envelhecimento e trabalho no capitalismo contemporâneo: reflexões necessárias); Rafaele Oliveira Russi e Valentina de Fátima Dragoni (A importância da associação para o desenvolvimento social dos municípios de Mato Grosso no fortalecimento dos conselhos municipais do direito do idoso); Maria Inês Silva (Experiência na secretaria executiva do conselho estadual de defesa dos direitos da pessoa idosa de Mato Grosso - Cededipi-MT); Gerson Borges de Moraes (Mato Grosso: um lugar de oportunidades); Gonçalina Romana de Souza Martins (Jesus Cristo, luz para o mundo); Antônio Marcos Passos De Mattos e Gislene de Castro Monteiro (Experiências); Isandir Oliveira de Rezende (Transporte rodoviário terrestre direito da pessoa idosa).

 

No lançamento será promovida uma campanha de conscientização quanto aos cuidados dos idosos em situação de vulnerabilidade em hospitais. Os livros físicos serão trocados no dia do lançamento por fraldas geriátricas para doação em hospitais aos mais necessitados. Posteriormente, o livro no formato e-book será disponibilizado gratuitamente, objetivando atingir a maior parcela possível da sociedade.

A Defensoria Pública é apoiadora do lançamento desta obra. Como instituição voltada à garantia de direitos, todas as iniciativas no sentido de sensibilizar a sociedade e governantes das necessidades de pessoas idosas, contam com a ativa participação da Defensoria Pública.

O lançamento ocorrerá dia 31 de outubro, no plenário da OAB (Centro Político Administrativo), a partir das 14 h, sendo o evento aberto e gratuito para toda a população.

Você pode participar levando um pacote de fraldas geriátricas e trocando por seu livro físico, recebendo autógrafos dos autores, discutindo o envelhecimento e fazendo uma boa ação! Participe!


Compartilhe este texto