Associação Mato-grossense
das Defensoras
e Defensores Públicos

Acompanhe nossas mídias sociais

Eventos marcam o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Avatar de Rosana Monteiro Por: Rosana Monteiro

Publicado em 19/08/2019


Eventos marcam o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

19 de agosto é dia de luta da população em situação de rua. No período de 19 a 22 de agosto de 2004 várias pessoas que viviam em situação de rua na praça da sé em São Paulo foram atacadas das quais 7 morreram. A chacina da praça da sé foi um marco para o surgimento do Movimento Nacional de População em Situação de Rua, movimento social de representatividade nacional que luta por direitos para pessoas em situação de rua.

A data também é também dia de luta em outros países da América Latina e Caribe como Chile, Uruguai e Costa Rica e assim como no Brasil estão previstos também por lá atividades para reivindicação de direitos e conscientização sobre as violações de direitos humanos que sofrem as pessoas em situação de rua.

No Brasil acontecerá a Marcha e Ato Público na Espalanda dos Ministérios no dia 21/08/2019 e audiência pública na Câmara dos Deputados no dia 22/08/219.

A Defensoria Pública do Brasil nos termos do artigo 4 da Lei Complementar Federal 80/94 tem como função a defesa dos direitos fundamentais dos necessitados e de grupos sociais vulneráveis, dentre os quais encontram-se as pessoas em situação de rua e a Comissão Temática pop rua da ANADEP reúne defensores e defensoras de todo Brasil na defesa de direitos e acesso à justiça de pessoas em situação de rua.


Compartilhe este texto

Fale Conosco

Onde estamos

Rua Carrara, nº 10 - Bairro Jardim Itália | Cuiabá - MT

(65) 3052-7337

contato.amdep@gmail.com