Associação Mato-grossense dos

Defensores Públicos

Defensor, associe-se

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres

Avatar de Yuri Peixoto Por: Yuri Peixoto

Publicado em 06/12/2017


Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres

O dia 6 de Dezembro é lembrado no Brasil como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres. A data foi instituída através do Decreto de Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007.  Este dia remete a um trágico evento ocorrido em 1989 no Canadá, quando Marc Lepine, canadense de 25 anos, invadiu armado uma sala de aula da Escola Politécnica, ordenou que todos os homens saíssem, e em seguida assassinou as 14 mulheres presentes. Ele se suicidou em seguida, deixando uma carta onde justificava seu ato dizendo que não aceitava que mulheres estudassem engenharia, um curso que segundo ele, é “masculino”.

Este crime violento mobilizou a opinião pública do país, suscitando debates sobre a desigualdade de gênero, e culminou motivando um grupo de canadenses a criarem a Campanha do Laço Branco . A campanha tem como missão fomentar a igualdade entre os gêneros, e a criação de um modelo mais saudável e menos tóxico de masculinidade.

No Brasil,  a Campanha Brasileira do Laço Branco é coordenada pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), e as informações sobre as maneiras como eles buscam engajar, envolver e mobilizar os homens pelo fim da violência contra as mulheres, podem ser checadas aqui .


Compartilhe este texto