Associação Mato-grossense dos Defensores Públicos

Acompanhe nossa página no Facebook

Dia do Idoso - Conquistas e Desafios

Avatar de Yuri Peixoto Por: Yuri Peixoto

Publicado em 01/10/2018


Dia do Idoso - Conquistas e Desafios

Hoje, 1 de Outubro, é lembrado o Dia Internacional do Idoso. A data é um marco social importante, tanto pelo respeito que deve ser guardado aos nossos idosos, quanto pelo lembrete de que a população idosa precisa ter seus direitos assegurados e resguardados pelo poder público.

O nosso Estatuto do Idoso foi criado nesta data, que depois também foi instituída como o Dia Nacional do Idoso, através da Lei nº 11.433 .


O processo natural do envelhecimento possui complicações específicas no nosso país: as grandes desigualdades econômicas, sociais e culturais; centros urbanos que não foram projetados pensando na acessibilidade da terceira idade; a criminalidade; enfim, inúmeros fatores que demonstram que ainda não propiciamos um ambiente propício para o envelhecimento.


Não obstante, nossa sociedade apresenta avanços nesse sentido, como a melhoria na qualificação dos cuidadores, ampliação do acesso à medicamentos, e uma constante mudança nos paradigmas que envolvem a questão do envelhecimento. Tal mudança de paradigma perspassa todas as camadas e aspectos da sociedade.

Neste sentido, a Defensoria Pública atua articulando esforços para promover a incorporação e a execução dos direitos contidos no Estatuto do Idoso, entre eles:


  • Acesso à saude;

  • Atendimento prioritário em órgãos públicos e privados;

  • Aposentadoria e/ou pensão;

  • Moradia digna;

  • Transporte público gratuito.



Novos desafios exigem de nossa sociedade novos arranjos, novas maneiras de se pensar em um amanhã mais digno para todos os cidadãos.
Pois ao se pensar e respeitar as pessoas idosas no momento presente, nós tratamos o nosso passado e o nosso futuro com respeito!


Compartilhe este texto

Copyright © Amdep 2019. Todos os direitos reservados

Design e Desenvolvimento: Yuri Peixoto