Associação Mato-grossense
das Defensoras
e Defensores Públicos

Acompanhe nossas mídias sociais

Defensoria e parceiros entregam kits de alimentos e higiene à caminhoneiros na BR 070

Avatar de Amdep Por: Amdep

Publicado em 17/04/2020


Defensoria e parceiros entregam kits de alimentos e higiene à caminhoneiros na BR 070

A campanha “Juntos Contra a Covid-19” começou na segunda-feira (13/4) e seguirá até sábado (18/4), com entrega de alimentos, itens de higiene e o repasse de informações sobre a doença

Os caminhoneiros que trafegam pela BR-070, rodovia federal que liga os estados de Mato Grosso e Brasília, recebem um alento ao passarem pelo município de Barra do Garças, 530 km de Cuiabá, desde a segunda-feira (13/4). Ao transitar no trecho, eles recebem kits de alimentos e limpeza e podem aferir pressão e temperatura, com os integrantes da campanha “Juntos Contra a Covid-19”.

A iniciativa, que visa valorizar e proteger aqueles que precisam trabalhar durante a pandemia do coronavírus, seguirá até sábado (18/4) e partiu de integrantes do Núcleo da Defensoria Pública de Barra do Garças e outros seis órgãos e associação. Juntos, eles organizaram 1,6 mil kits para serem entregues nos cinco dias, às 8h e às 16h. Mil kits com alimentos e 600 com produtos de higienização.

 

Nas doações os caminhoneiros encontram frutas, sucos, lanche, água, álcool em gel, sabonete, luva, máscara e guardanapos. A defensora pública que atua na comarca, Lindalva Fátima Ramos, explica que os parceiros decidiram organizar a campanha agora, em decorrência das informações do Ministério da Saúde de que o pico da doença seria no mês de abril.

 

“Como foi noticiado amplamente, dois terços das pessoas que transmitem o vírus não apresentam os sintomas, mas precisam manter e estimular os hábitos de higiene. Como moramos numa cidade que é fronteira e passagem para escoar produtos agrícolas para o resto do país, cidade turística e polo regional de saúde, decidimos unir esforços para fazer a campanha”, explicou Lindalva.

 

Participam da ação integrantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Judiciária Civil, da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Saúde, da Acrimat, Polícia Rodoviária Federal e da Defensoria Pública.

 

Para o motorista Cristiano Alves de Jesus, 44 anos, que passou no local com uma carga de macarrão, vindo de Goiânia (GO) para Várzea Grande, o trabalho feito pelos voluntários facilitou a sua vida. “No sul de Goiás os restaurantes, em maioria, estão fechados e estamos trabalhando sem ponto de apoio nesses lugares. E o trabalho de vocês facilita a nossa vida”, disse.

 

Diorames Pereira Silva, 56 anos, vindo de Catalão (GO) para Querência com carga de gesso agrícola disse que se sentiu valorizado. “Pelo menos a gente está vendo que alguém está preocupado com a gente, com a nossa categoria, porque ultimamente está um descaso danado, com a nossas necessidades de comida e ficamos felizes em ver que alguém se preocupa conosco”.

 

A defensora pública também atua na campanha, Kamila Souza Lima, afirma que participar do ato foi importante para perceber que gestos simples podem significar muito para as pessoas num momento em que todos estão muito sensíveis e cheios de incertezas. “Percebi que a categoria é muito solidária. Muitos caminhoneiros recusaram o lanche dizendo que viajam trechos curtos e preferiam deixar a comida para os colegas de outros estados, que acreditam, precisam mais. É importante ver como as pessoas se sentem valorizadas e felizes com esse cuidado”, avaliou.

 

Os caminhoneiros ainda receberam informações da Secretaria Municipal de Saúde sobre como manter a correta higienização e os principais sintomas da doença para os quais devem estar atentos. Eles foram orientados a buscar os serviços de saúde caso tenham sintomas graves de febre, tosse e falta de ar. A campanha acontece na avenida ministro João Alberto, em frente ao Posto Fiscal, na BR-070.

 

Fonte: site oficial da Defensoria Pública de Mato Grosso


Compartilhe este texto

Fale Conosco

Onde estamos

Rua Carrara, nº 10 - Bairro Jardim Itália | Cuiabá - MT

(65) 3052-7337

contato.amdep@gmail.com