Associação Mato-grossense
das Defensoras
e Defensores Públicos

Acompanhe nossas mídias sociais

Defensoras e Defensores Públicos promovem festa para 400 crianças em comunidade carente de Várzea Grande

Avatar de Amdep Por: Amdep

Publicado em 12/10/2020


Defensoras e Defensores Públicos promovem festa para 400 crianças em comunidade carente de Várzea Grande

O projeto Conexão Solidária da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP) realizou, neste domingo (11), uma festa especial em comemoração ao Dia das Crianças na Escola Joaquim da Cruz Coelho, no bairro Serra Dourada em Várzea Grande. Cerca de 400 crianças tiveram um dia de lazer, com direito a refeições e muitas brincadeiras. Em respeito aos protocolos sanitários todos os participantes utilizaram máscaras.

A programação começou às 8h30 com a dinâmica de acolhimento às crianças, que participaram de gincanas, Oficina de Dança no estímulo à preservação da cultural regional e a Oficina de Tiaras, que promoveu a autoestima e o incentivo ao empreendedorismo. A palestra: O Corpo não é Brinquedo foi realizada pelo Conselho Tutelar, parceiro do evento. O Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE), fez a exposição de cães, explicando atuação dos animais do canil na segurança pública.

O evento foi realizado por meio do trabalho voluntário dos defensores em parceria com a comunidade. Todo alimento e material arrecadado foram fruto de doações. O morador Mário Renato de Campos levou a esposa e os quatro filhos para participarem da comemoração. “A comunidade não tem espaço de lazer, o evento foi muito bom para reunir as crianças”. Outra moradora, Simara Jessica Pereira recebeu um kit para recém-nascido, gestante de 3 meses, declarou que a comunidade é carente, por isso necessita de ações como esta.

A diretora da escola, Rosilene Barros relatou que devido a pandemia não haveria festa para as crianças. “Nós estamos em uma comunidade onde a vulnerabilidade é muito grande. O evento solidário veio ao encontro da nossa necessidade, pois todos os anos nossa festa das crianças é feita com arrecadação da festa junina, cancelada por causa da pandemia. O Conexão Solidária se tornou muito importante”. 

Segundo a defensora pública, Tânia Matos, o projeto ganhou corpo. “Resolvemos fazer uma festa do Dia das Crianças para comemorar essa data tão importante, e para nós é gratificante estarmos aqui com elas, um momento de garantir o direito da convivência familiar, da prática de esporte, do lazer, direitos fundamentais assegurados na Constituição Federal e também no Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Em tempos de pandemia, comunidades carentes estão mais vulneráveis. O Conexão Solidária levou roupas e calçados arrecadados pelo projeto. Ainda teve distribuição de brinquedos sendo promovido um dia de princesa às meninas, que receberam fantasias personalizadas. A recreação contou também com a distribuição de pipoca e picolé. 

O presidente da Amdep, João Paulo Carvalho Dias destacou que o evento foi realizado com empenho dos defensores públicos, “Mãos que afagam, acolhem, em rede e conexão de empatia e solidariedade. Mais uma vez, o movimento deixou a marca registrada, tão bem recebido pela comunidade Serra Dourada, em Várzea Grande. Muita gratidão aos colaboradores, pela doação, sem qualquer financiamento público, na certeza de que o dia será inesquecível para tantas crianças e famílias invisibilizadas".


Compartilhe este texto

Fale Conosco

Onde estamos

Rua Carrara, nº 10 - Bairro Jardim Itália | Cuiabá - MT

(65) 3052-7337

contato@amdep.org.br