Associação Mato-grossense
das Defensoras
e Defensores Públicos

Acompanhe nossas mídias sociais

ATUAÇÃO DAS DEFENSORIAS PÚBLICAS PARA A DEFESA DO CONSUMIDOR É TEMA DE WEBINÁRIO PROMOVIDO PELA ESDEP-MT

Avatar de Amdep Por: Amdep

Publicado em 11/11/2020


ATUAÇÃO DAS DEFENSORIAS PÚBLICAS PARA A DEFESA DO CONSUMIDOR É TEMA DE WEBINÁRIO PROMOVIDO PELA ESDEP-MT

Foi realizado nesta terça-feira (10), o webinário “30 anos do Código de Defesa do Consumidor”, promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso. O evento virtual contou com a participação de defensores públicos do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará.


O webinário debateu sobre os avanços e desafios do CDC, e a importância da atuação estratégica, estruturante e articulada das Defensorias em prol do direito do consumidor.

O defensor público de Mato Grosso, Carlos Eduardo Freitas de Souza destacou a importância da legitimidade da instituição. “Com essas decisões principalmente da improcedência da ADI 3943, é paradigmático, para que nós  possamos fazer uma releitura da omissão textual do CDC, da legitimidade da Defensoria Pública e possamos trazer essa atualização jurisprudencial, mostrar que a Defensoria veio conquistar não só no aspecto individual, coletivo e também aos sistemas internacionais de acesso à justiça”, ponderou.

Homero Medeiros, defensor de Mato Grosso do Sul, trouxe a experiencia do Nuccom, abordou as ações coletivas como estratégicas para a Defensoria, a necessidade de diálogo de estabulação de acordos com fornecedores e prestadores de serviço, bem como, destacou importantes avanços na promoção da tutela coletiva durante a pandemia, como atuação em favor dos estudantes. Entre as ações, o desconto proporcional nas mensalidades.    

A defensora Adriana Burger do Rio Grande do Sul, abordou o panorama das Defensorias Públicas para a defesa do consumidor, com uma brilhante retrospectiva do período pré-constitucional. O advento do CDC e o crescimento/fortalecimento das Defensorias Públicas no mesmo compasso que o código, nesses 30 anos. Ao final, parabenizou diretor da Esdep-MT, defensor público Roberto Vaz Curvo, por ser o primeiro defensor na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O presidente da Esdep-MT, Roberto Vaz Curvo se emocionou com o reconhecimento por todo trabalho. “Em todas as lives e capacitações que fizemos na Escola, eu nunca vi, pessoas tão entusiasmadas por essa Defensoria Pública.”


Para o Coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública de MT, João Paulo Carvalho Dias, esse debate demonstra a importância dos defensores se estruturarem para responder, “pois quando estamos articulados, pode vir a ventania, pode vir as barreiras naturais do estado democrático, nós conseguimos resistir. Eu acredito que vamos ter avanços na atuação dos defensores em prol dos vulneráveis.”


Compartilhe este texto

Fale Conosco

Onde estamos

Rua Carrara, nº 10 - Bairro Jardim Itália | Cuiabá - MT

(65) 3052-7337

contato@amdep.org.br